“O espaço, a fronteira final… Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!”

Com essa introdução começava na tv norte-americana em 1966 uma série que mudaria a forma de se fazer tv, de se enxergar o mundo e principalmente romperia fronteiras e preconceitos. Star Trek, por aqui Jornada nas Estrelas. Essa série, concebida e produzida por Gene Roddenberry fez o que se propôs, foi audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve! Como? Mudando a cultura pop e tornando ficção cientifica algo popular e carregando ao longo de 50 anos uma legião de milhões de fãs apaixonados ao redor do mundo.

Em homenagem aos 50 anos da série clássica, a Globo Livros lançou no Brasil o livro 50 anos de Jornada nas Estrelas – A história completa, não autorizada e sem censura Volume 1 de Edward Gross e Mark A. Altman (dois fãs de longa data de Jornada nas Estrelas). Quando recebi o livro nem acreditei, a capa é muito bonita e ainda veio dentro de uma bolsa especial (ponto para a Globo Livros!).

A sensação que eu tive ao ler o livro foi a de assistir um documentário, pois o livro foi todo estruturado com trechos de entrevistas do atores, produtores e fãs sobre as três temporadas da série clássica. O livro abrange desde a criação e episódio piloto, passando por brigas de ego no elenco, mudança na direção, baixa audiência e o fim precoce do seriado. Está tudo ali, nas páginas desse livro fantástico! Alguém sabia que o Spock não havia sido concebido para ter tanto destaque? Ou que William Shatner não seria o capitão Kirk? E sobre o famoso beijo interracial entre Kirk e a belíssima Uhura, interpretada pela talentosa Nichelle Nichols, e que foi o primeiro beijo interracial da tv americana! Enfim, todos os bastidores se encontram nesse livro!

A introdução do livro foi escrita pelo criador de Ted e Family Guy, Seth MacFarlane, fã e nerd declarado.

E o que torna o livro tão diferente de tantos outros sobre Jornada nas Estrelas? Ele foi escrito em quatro mãos por dois fãs a partir de relatos daqueles que fizeram a história acontecer! Nesse livro não tem achismos ou “a prima do vizinho da minha avó disse que”! Nesse livro temos relatos daqueles que estavam lá! Daqueles que presenciaram e viveram cada momento dessa produção e o melhor, cada um mostra o seu ponto de vista sobre os temas abordados, ou seja, sobre um mesmo assunto temos vários relatos que nos ajudam a construir uma imagem mais concreta da produção e das gravações.

Esse não é o único livro sobre o tema que a Globo Livros irá publicar, ainda virão os volumes 2 e 3 que irão abordar a série animada, os seriados derivados e os filmes…ou seja, teremos muito o que ler sobre Jornada nas Estrelas ainda!

Vale a leitura, para Trekkies ou não!

Gabba Gabba Hey

Até mais!

Igor Fernandez

Obs 1: Obrigado Netflix por colocar à disposição em seu catálogo todos os episódios (incluindo o piloto) da série clássica!

Obs 2: Obrigado J.J Abrams por resgatar a série nos cinemas com dois ótimos filmes!

Obs 3: Que tenham uma vida longa e próspera!