Veronica Roth  nos leva, mais uma vez, para um mundo distópico. Em Crave a Marca esse mundo é liderado por uma força da natureza chamada Corrente. Essa força está presente em todas as coisas e em cada pessoa por meio de dons únicos, que são dados de acordo com suas personalidades.

Nesse mundo novo temos Thuve, um planeta nação que está dividido entre Thuvesitas e Shotets. Os Thuvesitas são cidadãos de paz que sempre viveram na região, já os Shotets eram pessoas que sobrevivem indo de um país para o outro, reclicando os matérias descartados e reutilizando pra si mesmos. Mas agora eles se tornaram guerreiros, fixaram residência em Thurvee querem ser reconhecido como nação, o que pode aumentar a tensão entre os dois povos e levar a uma guerra.

De um lado desse mundo vive Akos, menino thuvesita que em um ataque do soberano e Shoted, Rizek, acaba sendo levado juntamente com seu irmão mais novo como prisioneiro. Ele se vê então obrigado a conviver com um povo rival e costumes diferentes do que está acostumado. Do outro lado, temos Cyra, irmã de Rizek, que por ter o dom da corrente de infrigir dores a qualquer um que a tocar.

O caminho dos dois se cruza quando ele é obrigado a servir a família dela e ao passar do tempo eles acabam se conhecendo melhor, conhecendo a história de seu povo e descobrindo que os dois possuem ideais em comum, mesmo que sejam de lados rivais. Os dois passam a ter então uma amizade, um laço considerado impróprio, que vai além das diferenças que eles possuem e mostra a percepção que ambos tem das injustiças do soberano de Shotet. Essa aliança entre os dois pode então se tornar um ponto crucial para as mudanças começarem a acontecer.

“Sou Shotet. Sou tão afiado e frágil quanto vidro quebrado. Conto mentiras melhor do que digo a verdade. Vejo tudo da galáxia e nunca tive um vislumbre dela”.

Crave a Marca é uma duologia e tem sua ambientação cheio de detalhes da sociedade e mundo criados por Veronica Roth. Com muita ação e aventuras, sua narrativa é alternada entre Cyra e Akos, detalhe que nos ajuda a acompanhar a história por seus dois pontos de vista e nos permite conhecer mais dos personagens, suas personalidades e motivações.