O Estranho caso do sono perdido é um livro infantil maravilhoso que conta a história de uma menina e sua avó, que não consegue dormir sem ajuda de remédios. Inconformada e decidida a acabar com os problemas da avó, a menina decide ir atrás do sono que ficou perdido no meio das preocupações e compromissos da avó, que a acompanha nessas aventuras.

O livro inverte um dos momentos mais queridos entre adultos e crianças, o de contar uma historinha ou uma canção de ninar na hora de dormir. Normalmente, os adultos que contam as histórias para embalar as crianças no sono. Nesse caso, é a menina que conta histórias para a avó.

Com ilustrações maravilhosas de Fran Junqueira, vemos as duas embarcarem numa aventura para recuperar o sono e a imaginação da avó, que estava há muito tempo perdida também. Nessa aventura, as duas encontrarão uma lição muito importante para a vida – como todo bom livro deve ser.

Miriam leitão, nos traz a história narrada do ponto de vista da criança e explora dois pontos que fazem parte de nossas vidas: a inocência infantil em contrapeso com o peso da vida adulta e as responsabilidades e o estresse que o dia a dia pode ter. A união dessas duas perspectivas de vida levam ao amadurecimento da criança ao mesmo tempo em que faz a avó lembrar de sua própria juventude. Uma leitura deliciosa, para ser compartilhada por pais e filhos – ou avós e netinhos. Recomendamos muito