IMG_7181Ainda lembro quando, mais ou menos aos 8 anos, meu pai me falou sobre O pequeno príncipe. Você ainda não leu, Larissa?, ele me perguntava enquanto nos preparávamos para ir para a Bienal do livro. Eu nem sabia o que era essa história. Mas, desde pequenas, Leticia e eu fomos incentivadas a ler e a criar, então as histórias, de todos os tipos, eram parte importante e enorme das nossas vidas. Assim, naquele ano, comprei minha primeira edição desse príncipe querido e corajoso que, mal eu sabia naquela época, seria uma das histórias que eu mais amaria na vida.

No último ano, essa obra clássica de Saint-Exúpery completou 70 anos de publicação o que, no Brasil, significa que seus direitos viram domínio público e que qualquer editora pode publicá-lo sem precisar pagar direitos autorais. Assim, surgiram diversas edições no mercado. A que mais nos encantou foi essa, da Companhia das Letrinhas.

IMG_7182 IMG_7184

IMG_7187 IMG_7188

Em capa dura, o projeto gráfico desse livro ganhou nossos corações já na primeira página. A princípio, o conteúdo era o mesmo que já conhecíamos: a história do príncipe e as aquarelas originais do autor, todas coloridas. Mas essa edição vai além disso. Contendo um posfácio de mais de 60 páginas, a edição da Companhia das Letrinhas é a escolha perfeita para quem quer saber mais sobre essa história que contagia uma geração atrás da outra.

Nesse posfácio, conhecemos um pouco sobre as publicações do livro, sobre os países pelos quais ele é sucesso e, ainda mais importante, conhecemos muito mais sobre a vida de Antoine Saint-Exupéry, suas inspirações, as modificações no original do livro e outras muitas histórias. Repleto de fotografias que ilustram as passagens sendo contadas, o posfácio é rico em informação e indispensável para quem quer uma leitura que vá além da obra.

Tem como não amar essa edição maravilhosa?