Os ilustradores gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá adaptaram esse ano o romance Dois Irmãos do escritor contemporâneo Milton Hatoum. A obra original foi publicada em 2000 e é considerada um clássico da literatura brasileira.

A trama é relatada por um narrador inicialmente não identificado e de forma não linear, com lapsos temporais, idas e voltas. O enfoque é dado a conflituosa relação entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, que são de uma família com origem libanesa em Manaus no século XX. Com temperamentos opostos – um introvertido, submisso, quieto e outro irresponsável, boêmio e extrovertido – os dois parecem não se dar bem desde o berço. Depois de um incidente sério na infância, Yaqub é mandado para o Líbano em uma tentativa de separar os irmãos para evitar mais problemas. Enquanto isso, Omar fica em Manaus, sendo superprotegido pela mãe.

O afastamento não soluciona o problema, pelo contrário. E o ressentimento e ódio entre os dois é suficiente para afetar toda a família durante as décadas que a história se desenrola.

IMG_1559

A adaptação para o formato dos quadrinhos foi extremamente respeitosa com a obra original de Hatoum, seguindo ao máximo a maneira de escrita do autor e preservando a voz do narrador, como se esse estivesse confidenciando um segredo ao leitor.

O formato ilustrado traz mais dinâmica ao texto e acrescenta informações de aspecto visual. O jogo de luz e sombra nas ilustrações p&b demonstra o contraste entre os dois irmãos, a cidade de Manaus é caracterizada de maneira que o leitor possa observar o início da modernização da mesma. Os traços dos personagens são eficazes em nos mostrar o envelhecimento deles e suas raízes libanesas.

IMG_1562

É engraçado observar que os dois ilustradores optaram por adaptar uma história de rivalidade entre dois gêmeos, enquanto eles são um exemplo de cooperação e cumplicidade em seus trabalhos. Vale a pena ler Dois Irmãos tanto na obra original quanto a sua adaptação em HQ, entrar a fundo no drama dessa família e descobrir os segredos que permeiam a rivalidade dos dois.