A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (2)
Pensa em um livro maravilhoso, sensível e muito bem desenvolvido. Multiplica por dez. Esse é o tamanho da fofura e do amor que é A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket, um dos livros mais adoráveis que tive o prazer de ler ultimamente. Uma leitura infanto-juvenil que alcançou meu coração com mais rapidez que muitos outros livros.

Aqui conhecemos Barnaby, um menino um tanto diferente dos outros. Ao nascer, descobriu-se que Barnaby tinha uma característica um tanto única: ele flutuava. E isso não era algo que ele podia controlar, mesmo que seus pais insistissem que ele o fizesse, mesmo que eles quisessem que o filho fosse uma pessoa normal. Mas, afinal de contas, o que era ser normal?

A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (5) A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (6)A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (8)

Já conseguiu começar a entender o porque de eu amar esse livro a esse ponto? John Boyne nos traz um questionamento que pode ser considerado muito banal mas, ainda assim, muito complicado: como podemos definir o que é normal? O que faz com que algo esteja dentro da normalidade ou fora dela? Durante a narrativa desse livro, os personagens se questionarão sobre isso em várias ocasiões.

Barnaby tem uma jornada a seguir depois que a “coisa terrível” acontece. Pelo mundo, ele encontra pessoas que, com suas visões e conceitos mudam o modo como Barnaby entende sua realidade – e o que ele considera normal. De pouco em pouco, e a cada pessoa que conhece, Barnaby vai descobrindo que não está sozinho por aí, e que existem outras pessoas passando por situações peculiares como as suas. E, ao perceber que, mesmo que de forma diferente, todas aquelas pessoas tinham sua própria visão do que era normal – e que, em sete bilhões de pessoas, o conceito de normalidade é bem diferente para cada uma delas – Barnaby começa a perceber que, mesmo diferente, ele era sim normal.
A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (9) A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (10)
A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (1)

Existem várias cenas do livro que mostram essa questão das convergências de pensamento de uma pessoa para outra. E, em cada uma delas, vai ficando mais claro para Barnaby (e para quem lê o livro), que a normalidade é um conceito mutante que depende de vários fatores. Mas, principalemente, fica cada vez mais claro que não existe regra para ser normal, basta ser.

Esse livro é a narrativa da jornada de Barnaby. E, nessa jornada, ele finalmente descobre quem é.
A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (4) A COISA TERRIVEL QUE ACONTECEU COM BARNABY BROCKET JOHN BOYNE (3)

Um livro maravilhoso, desses que eu quero que meus filhos leiam no futuro – e que meus amigos leiam no presente. Enquanto Barnaby está na jornada dele para se descobrir, nós embarcamos nas nossas próprias jornadas – e acabamos nos encontrando, diferentes, normais, singulares. Um livro maravilhoso, que recomendo para absolutamente todo mundo – principalmente se você ainda tem dúvidas de qual é o seu lugar no mundo.