UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (1)Uma Curva no Tempo conta a história de Rachel, uma jovem de 23 anos que teve sua vida transformada por um acidente, cinco anos antes. Desde então, ela tem vivido uma vida medíocre – resultado de uma tragédia esmagadora. Agora, ela se vê obrigada a voltar à sua cidade natal e reencontrar seus velhos amigos – e sua velha vida. Mas ela não sabe se vai aguentar estar tão perto de onde tudo aconteceu novamente.

Não basta Rachel ter ficado quase dois anos internada depois do acidente, ela saiu dele com uma grande cicatriz em seu rosto – e uma cicatriz ainda maior em seu coração. Seu namorado terminara com ela, seu sonho de ir para a faculdade tinha ido por água a baixo e seu melhor amigo, a pessoa com quem compartilhara tudo em sua vida desde muito pequena, não estava mais por perto para ajudá-la a superar as dificuldades. O casamento de Sarah, sua melhor amiga, é a única razão para ela aceitar voltar para o lugar que a fará ter tantas lembranças.

-Sou tão fácil assim de interpretar? – perguntei, sorrindo para ele.
Ele retribuiu com o sorriso que eu conhecia tão bem, aquele que lhe franzia o canto dos olhos e iluminava todo seu rosto.
– Como um livro – confirmou -, mas um livro bom.

UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (5)UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (6) UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (10)

Assim, ela retorna para a cidade onde crescera, e encontra todo o grupo de amigos com quem compartilhara a vida até os dezoito anos reunido no jantar de ensaio de Sarah Todos estavam ali, menos Jimmy, a pessoa de quem ela sempre iria sentir mais falta. Ver o olhar dos amigos ao verem a cicatriz, e a forma como todos eles superaram (não sem alguma dor) o acidente, parece ser demais para Rachel, já que ela começa a sentir dores de cabeça cada vez mais fortes. Por isso, ela pede licença e decide ir para o hotel.Ao invés disso, ela vai visitar Jimmy. Só que, enquanto ela visita a lápide do seu melhor amigo, seu corpo para de responder e ela desmaia, sucumbindo à dor.

Quando ela acorda no quarto do hospital, sua vida não parece mais a mesma. Seu rosto está perfeito, ela está noiva de seu namorado de anos e Jimmy, seu melhor amigo, está são e salvo ao pé de sua cama. Ela não consegue entender como isso é possível – afinal, ela passara os últimos cinco anos em uma vida tão ruim que não poderia ter sido inventada. E, ao mesmo tempo, ela não se lembra de nada da realidade em que parece estar agora. Todos areditam que ela teve algum tipo de amnésia da queda que sofreu, ao ser assaltada a caminho do jantar de ensaio do casamento  de Sarah. Mas ela não consegue se convencer disso.

– Eu morri no cemitério ao lado do túmulo?[…]
– Não, Rachel, você não morreu no cemitério. E ao lado do túmulo de quem seria?[…]
– Do seu, claro!

Assim, Rachel se vê dividida entre entender o que aconteceu com ela – e porque ela tem memórias tão vívidas de uma vida que ela parece não ter vivido – e aproveitar a nova chance de ter a vida dos seus sonhos e ter Jimmy por perto novamente. Só que essa escolha não vai ser fácil.

Duas metades complementando-se: era como se nada no mundo jamais tivesse sido certo até aquele único instante perfeito.

UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (8) UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (3) UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (9)

Dani Atkins cria uma história fantástica em 256 páginas. A forma como ela desenvolve a história de Rachel é simplesmente espetacular e completamente envolvente. Quando um livro se passa em três épocas diferentes, é preciso ter cuidado para não deixar pontas soltas – mas também é preciso que essas épocas tenham uma conexão que mantenha o leitor preso à história. E é exatamente isso que a autora faz, de uma forma sutil e muito bem estruturada.

Os personagens são desenvolvidos em níveis diferentes, e acabamos só conhecendo de verdade os personagens principais, mas isso não faz com que a história perca nada; na verdade, só permite que o leitor tenha uma história central para se focar, enquanto as outras histórias acontecem como pano de fundo. E, no fim das contas, o importante aqui é Rachel  e sua vida, que é virada de cabeça para baixo duas vezes.

Olhei dentro de seus olhos e encontrei ali tudo que vinha procurando, e uma manifestação de amor tão patente que me arrancou o que me restava de ar. Então, sua boca encontrou a minha, e me apaixonei ainda mais pelo homem a quem sempre havia sido destinada.

Jimmy, o melhor amigo de Rachel, e peça principal de todo esse quebra-cabeça em que a vida dela se transformou, é um amigo fiel e dedicado, o tipo de pessoa que você quer ter por perto nos tempos difíceis e nos tempos felizes. Não importa que, nos últimos cinco anos, ele e Rachel não tenham mantido contato. Assim que eles se veem novamente, ele volta a fazer parte da vida dela como se nunca tivesse saído. E, por isso, Rachel acha ainda mais difícil ir atrás dos fantasmas desse passado que parece não ter lhe pertencido, já que na história que ela conhece, Jimmy tinha morrido no acidente de cinco anos atrás. E ela definitivamente não quer que essa parte, ou qualquer parte daquela história, fosse real.

UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (4) UMA CURVA NO TEMPO DANI ATKINS ARQUEIRO RESENHANDO DE PIJAMAS (2)

Os sentimentos são o ponto principal do livro e de como ele se desenvolve. A autora soube explorar todos os lados emocionais de uma forma tão delicada, que é impossível não se apaixonar por cada detalhe. Nada, além da mudança de direção da história, é repentino. Os detalhes são bem desenvolvidos e, principalmente, os relacionamentos do livro. Mesmo confusa, Rachel continua a viver sua vida – e acompanhá-la nessa nova jornada, desconhecida para a personagem, é cativante.

Separe os lencinhos – e uma quantidade um pouco maior de ar nos pulmões. Esse romance vai te fazer acreditar no poder da amizade e do amor e, nesse meio tempo, pode te arrancar algumas lágrimas e alguns suspiros. Só não espere se recuperar depois dessa leitura: Uma Curva no Tempo vai te marcar para sempre, de uma maneira que você nem imagina. Mas, para descobrir qual é a sensação, você precisa ler esse livro. O quanto antes!