royale com queijo valentina resenha (3)
Quando você é cinéfilo de carteirinha, você acaba reparando nas coisas mais peculiares depois de um tempo – isso também vai acontecer quando você é viciado em séries, acredite. Leticia e eu já cansamos de ficar reparando nos jargões que os personagens usam, ou na forma como eles decoram seus quartos. Ou até mesmo nos lugares que eles frequentam – que, normalmente, vão para nossa bucket list para um dia visitarmos. E esse livro de Mariza Gualano tem um pouco disso, já que ele compila centenas de citações relacionadas a comida dos mais diversos filmes.

royale com queijo valentina resenha (7) royale com queijo valentina resenha (15) royale com queijo valentina resenha (10)

Fica fácil imaginar como nós nos apaixonamos logo de cara pelo livro, né? Passamos horas folheando essa edição linda que a Editora Valentina fez – que conta com uma capa bem mais encorpada que as normais (quase uma capa dura), diagramação incrível e fotos ilustrativas em várias páginas. Toda vez que víamos uma citação que conhecíamos, ficavamos relembrando o filme de onde ela foi retirada. Quando encontrávamos uma citação que não conhecíamos ou não nos recordávamos, mesmo que tívessesmos assistido o filme, ficávamos tentando lembrar em que parte do longa ela se encaixava.

Acabou sendo um livro muito divertido de ler, que automaticamente entrou para a lista de presentes que agradam quase todo mundo – é um livro, não é longo, e a pessoa pode ler aos poucos sem perder nada. E, no final do livro, ainda existe um índice de filmes, onde podemos classificar aqueles que já assistimos em estrelas, como se fossemos nós mesmos os críticos cinematográficos.

royale com queijo valentina resenha (1) - Copia royale com queijo valentina resenha (8) royale com queijo valentina resenha (4) - Copia

Esse livro, que o próprio título é uma citação de Pulp Fiction (que eu descobri enquanto assistia ao seriado Suits, olha como as coisas são), é uma opção divertida e inteligente de entretenimento. É ótimo para ter em casa – ainda mais quando se é curioso como eu – tem uma diagramação e capa tão lindos que pode virar parte da decoração e, sem dúvidas, é uma escolha certeira na hora de presentear alguém. Adorável do início ao fim, Royale com Queijo me fez passar um fim de semana re-assistindo diversos filmes e com vontade de comer as mais variadas comidas – e aposto que vai causar o mesmo efeito em você.