Finalmente a primeira postagem de decoração do blog! Esse é um dos projetos que tínhamos desde o início, porque Leticia e eu somos completamente apaixonadas por decoração. E, para começar, decidimos pegar uma das coisas mais presentes na casa dos nossos leitores: as estantes de livros. <3

Seja em forma de estantes, seja como prateleiras, nossos livros tem sempre um lugar especial para serem guardados. Leticia e eu ficamos um bom tempo sem uma estante, até que a nossa comoda não tinha mais como abrigar todos os livros e a gente acabou pegando uma estante de ferro mega antiga lá de casa e dando uma reformada pra poder ficar menos feia mais bonita. E foi aí que surgiu a nossa busca por inspirações sobre o que poderíamos fazer pra mudar um pouquinho aquele canto tão importante do nosso quarto – e da nossa vida.

Daí separamos três opções – e umas ideias avulsas – para vocês se inspirarem. Aí é só você escolher qual combina mais com você e colocar a mão na massa. 🙂

Pinte a sua estante

Eu sei, parece besteira, mas faz toda a diferença. Um toque de cor à estante pode ser o que transforma ela do comum para o especial. Veja uma cor que você goste, que combine com o seu quarto, e voilà, você tem uma estante completamente diferente.
Untitled design (9)
Aqui em cima nós mostramos das ideias mais simples às mais coloridas possíveis. Seja pintando de uma única cor, seja colorindo cada nicho da estante de uma cor diferente, a mudança vai ser bem clara, e vai transformar sua estante em um móvel especial.

Use Estampas!

Essa é uma das ideias mais geniais de todo o universo, e Lele e eu só não usamos ela porque nossa estante é daquelas toda vazada, que não tem fundo, sabe? Então a gene meio que adaptou essa ideia das estampas para a própria estante. De qualquer jeito, essa é uma das ideias mais lindas, e não é tão difícil quanto pintar uma estante – que requer tinta, tempo e sol.

Untitled design (2)

Você pode revestir o fundo da sua estante com vários materiais: Contact, que já vem com cola e é fácil de aplicar, tecido – que você pode aplicar com cola por cima, tanto para aderir na estante quanto para impermeabilizar o tecido ou até mesmo usar uns rolos de tecido com cola – como se fosse um contact de tecido –  que vendem em algumas papelarias. Foi isso que usamos na nossa, e compramos na caçula do centro do Rio. <3

Faça seu próprio arco-íris.

Você provavelmente já viu essas estantes maravilhosas por aí. Eu sei que dá um nervoso absurdo, eu sei que não ver os livros do mesmo autor juntos quase te mata, eu sei que desmembrar suas séries é como perder um braço. MAS FICA LINDO.
Untitled design (7)

Caso seu TOC seja enorme, você pode optar por tranformar uma ou duas prateleiras em arco-íris, usando aqueles livros de autores aleatórios ou que sejam livros únicos. É a opção mais barata das três, e fica lindo!

Detalhes que fazem a diferença

Claro que, além das opções anteriores, que são para quem não aguenta mais ver a estante do mesmo jeito, também temos opções menos drásticas. Coisas simples que fazem uma diferença absurda no visual da estante.
DE CORAÇÃO

A primeira das mudanças pode ser você inverter a ordem de alguns livros, tipo nas fotos acima. Ao invés de deixar todos na vertical, coloque alguns empilhados na horizontal. Quebra um pouco a “monotonia” da estante, e transforma bem o conjunto como um todo.

Outra coisa muito simples que a gente sempre pode fazer é colocar pequenos objetos que a gente tem. Porta-retratos, vasinhos, caixas, aquela Torre Eiffel que sua melhor amiga trouxe de Paris pra você ou que você comprou numa lojinha do centro. São esses pequenos detalhes que fazem uma diferença enorme na estante.

Essas são as nossas ideias para quem está querendo repaginar a estante. O que que vocês acharam?

Ah, e vocês querem que a gente dê dicas de decoração de partes específicas da sua casa, ou de como usar algum objeto? Diz pra gente!

Beijos :*